Tudo sobre a tendência das portas mimetizadas na alta marcenaria

Com o objetivo de deixar o ambiente mais atraente visualmente e criar a sensação de amplitude, as portas mimetizadas estão sendo cada vez mais usadas na arquitetura e decoração de interiores. Elas se caracterizam por serem portas que se camuflam na parede, dando a impressão de que a parede é contínua.

Essa técnica pode ser usada em diferentes ambientes, desde residências até escritórios e lojas. Ela é uma ótima opção para quem busca um visual moderno, sofisticado e clean, ideal para quem não quer que a porta seja o elemento de destaque na parede.

Contudo, na hora de escolher a sua porta mimetizada é fundamental optar por fornecedores experientes e que ofereçam altíssima qualidade de materiais e acabamentos, como você encontra na Marcato. Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber para ficar por dentro dessa nova tendência.

Portas mimetizadas e a marcenaria de alto padrão

Essas portas são construídas de modo a se integrar à parede, que podem ser feitas de diferentes maneiras, portanto, a escolha do material vai depender muito do gosto individual e do tipo de decoração que se deseja alcançar.

Talvez o método mais comum para criar esse tipo de porta é a utilização do mesmo revestimento da parede. Ao ser feita com o mesmo material e acabamento da parede, cria-se a sensação de que ela é apenas uma extensão da superfície.

Outro método possível é com a aplicação de um acabamento decorativo na porta, fazendo com que ela seja pintada ou revestida no mesmo tom da parede, que resulta em um efeito de camuflagem.

Qualidade Marcato

Apesar de poder ser feita também com vidro ou metal, a madeira se destaca como a mais escolhida para esse tipo de projeto, já que ela é capaz de agregar beleza estética, elegância, sensação de conforto e amplitude, tudo em um único ambiente.

Além da questão estética, outra vantagem das portas mimetizadas em madeira de alta qualidade é a durabilidade oferecida pelo material, conhecido por envelhecer bem sem exigir grandes esforços de manutenção.

A instalação é bem similar à de portas tradicionais. Para as portas de correr, é necessário instalar um trilho no teto e roldanas, já em portas de abrir, o segredo está nas dobradiças especiais, que garantem que a porta se encaixe perfeitamente na parede, alinhadas ao painel.

E como último detalhe, temos os puxadores. Os mais usados nesse tipo de porta são os modelos cava, embutidos na própria porta e ideais para manter o estilo clean.

Sugestões de como usar portas mimetizadas

Para integrar espaços

Elas podem ser usadas para integrar espaços, como a sala de estar com a sala de jantar ou o quarto com o closet, criando um ambiente mais amplo e fluido.

Para esconder ambientes

Elas também podem ser usadas para esconder ambientes, como uma sala de estudo ou um escritório. Uma ótima opção para quem deseja criar um espaço mais privativo.

Para criar um efeito decorativo

Elas também podem ser usadas para criar um efeito decorativo. Por exemplo, para destacar uma parede ou criar um ponto de interesse no ambiente.

As portas mimetizadas oferecem diversos benefícios, tanto estéticos quanto práticos. Além de criarem um visual moderno e sofisticado, elas são fáceis de limpar, pois não possuem frestas. E contribuem até mesmo para reduzir ainda mais o ruído entre os ambientes, pois são mais herméticas do que as portas tradicionais.

Como ter portas mimetizadas Marcato

A tendência das portas mimetizadas mostra que a busca por ambientes que transmitem beleza e amplitude são um modo de viver bem que pode ser alcançado em parcerias com os profissionais experientes da Marcato.

Por aqui, utilizamos madeiras de altíssima qualidade, com acabamentos de alto padrão para projetos exclusivos feitos sob medida. Para quem procura o melhor da marcenaria, conte conosco.

veja também

×